domingo, 12 de junho de 2011

LABORATÓRIO GRAMATICAL

ACTIVIDADE II

Conclusão:

Podemos classificar as palavras quanto ao número:


Singular - Um só elemento


Plural - Mais de um elemento

Geralmente para formar o plural das palavras acrescenta-se um s.

Clica e pratica
 
ACTIVIDADE III
 
Conclusão:
 
Podemos classificar as palavras quanto ao género:


Masculino - Colocamos o; os; um; uns antes do nome.


Feminino - Colocamos a; as; uma; umas antes do nome.

Nota: Alguns nomes femininos são diferentes da forma masculina.
 
Exemplo: Mãe / Pai

                                                                           Clica e pratica

ACTIVIDADES IV, V e VI
 
Conclusões:
  • As palavras podem ser:
       - Simples, ex: jardim

       e


       - Complexas, ex: jardineiro
  • Para formar o contrário pode- se acrescentar o prefixo "im" ou "in", "i" e "des".
  • Algumas palavras complexas que se referem a lugares onde se vendem alguns produtos, fornecem- se a partir do sufixo "aria" que se acrescenta ao radical do nome.
ACTIVIDADE VII

Conclusão:

A maioria dos naturais dos países terminam com o sufixo "ês".
Exemplo:
França - francês

Mas alguns países não terminam em "ês".
Exemplo: Espanha - espanhol

ACTIVIDADE VIII

Conclusão:

Para formar uma palavra que indique uma profissão às vezes acrescentamos o sufixo "eiro" ou "or", por ex: cozinheiro\condutor


Mas, também há outras palavras que não se formam a partir desse sufixo, por ex: Arquiteto.
 
ACTIVIDADES IX e X
 
Conclusão:
  • Para formar algumas palavras acrescentamos o prefixo "des".
           Ex: descontente.
  • Ao acrescentarmos a uma palavra o prefixo "re" este significa que a acção se repete.
           Ex: rever.
  • Algumas palavras complexas formam- se a partir da junção de duas palavras.
           Ex: porta- luvasguarda- chuva.

Clica na imagem e consolida estes e outros conhecimentos.
Diverte-te!

Continuando...

Procurei uma sombra
encontrei um sombreiro

Cresceu-me a barba
lá fui ao barbeiro

Descolou-se o sapato
e eu fui ao sapateiro

Procurei um jardim
encontrei um jardineiro

Comi um pão
que comprei ao padeiro

Vou cortar o meu cabelo
neste fantástico cabeleireiro

Gosto de costurar
por isso quero ser costureira.

Tagarelinhas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da Criança



Ser Criança é...

Alegria,
Divertido,
Esperança,
Brincadeira,
Confiança,
Ternura,
Amor,
Amizade,
Coragem,
Curiosidade,
Inteligência,
Aprender,
Imaginação,
Partilha,
Apoio,
União,
Especial,
Descoberta,
Ingenuidade,
Sonho,
Aventura,
Gargalhada,
Paz,
Fé,
Força,
Respeito,
Lembrança,
Carinho,
Dever,
Criança é Direito.

Medidas de Massa - Exercícios

Todos os corpos têm massa. Para medirmos a massa de corpos ou objectos necessitamos de uma balança.


A unidade principal das medidas de massa é o quilograma (Kg) e chegámos à conclusão que para comparar a massa de objectos muito pequenos utilizamos o grama (g).

O quilograma é 1000 vezes maior que o grama:


1 Kg = 1000 g
Se dividires 1 Kg de farinha em 10 partes iguais, cada uma dessas partes pesa, aproximadamente, 100 g. Então:
1/10 x 1 Kg = 100 g
0,1 x 1000 g = 100 g
Repara nos seguintes esquemas:


Clica nas imagens e descobre exercícios para praticares... ;-)