segunda-feira, 9 de março de 2009

Semana da leitura


Na semana da leitura a nossa professora teve de assistência à familia porque o seu filhote esteve doente. Mas nós fomos inseridos em turmas de outros colegas e participámos nas actividades escolares lá desenvolvidas.


Assim aqui fica o registo de uma história em que participámos com os nossos amigos da turma do 2º A e 2º C, a partir do jogo " Quantos Queres".

O menino no país dos Sete sabores


No país dos “Sete Sabores”, tudo era colorido e cheirava a gomas. Era um país onde havia um arco-íris de sete cores muito vivas e alegres. No ar pairava cheiro a: morango, chocolate, caramelo, baunilha, laranja, limão e manga.



Os seus habitantes eram, bem – dispostos, felizes e andavam sempre com roupas multicolores.Mas um dia desapareceu um menino na floresta que se chamava João. O João era alto e magro. Os seus olhos eram azuis, a sua pele era clara, o rosto redondo e os cabelos loiros. Era um rapaz bonito e muito feliz que vivia numa cabana de madeira, no meio da floresta.



Com o desaparecimento do João, as pessoas daquele país ficaram tristes e preocupadas.



Então resolveram procurar o João pela floresta, porque ele era um menino muito divertido, simpático, bondoso e dava cor àquele país. Todas as pessoas quiseram ajudar, mas, procuraram, procuraram e não conseguiram encontrá-lo.



Os habitantes do país dos “Sete Sabores” começaram a ficar muito tristes e desanimados.



De repente, quando pensavam que já não havia nada a fazer apareceu um ganso de pêlo azul, vindo de um jardim proibido, para ajudar a encontrar o João. O ganso era muito observador, tinha umas asas enormes e o seu voo era muito rápido.



Ele voou, voou e viu o menino preso a uma árvore. O menino estava a chorar. O ganso bateu as asas muito depressa, fazendo um som, que fez com que todos os gansos ouvissem e o fossem ajudar. Assim conseguiram libertar o menino e levaram-no no bico, para junto das pessoas. Todos os habitantes ficaram felizes e agradeceram aos gansos, por terem salvo o João.



Com o regresso do menino, no ar sentia-se o cheiro a alegria.



Estrelinhas de perlimpimpim, esta história chegou ao fim.



Também, participámos na construção de uma lengalenga a partir da lengalenga: "Que está?", de Clara Sarmento, rimas Infantis: Poesia do Recreio, Ed. Afrontamento.




Que está?



Que está na Varanda?

Um urso panda.

Que está na panela?

Uma fita amarela.

Que está no poço

Um cão a comer um osso.

Que está no telhado?

Um caixote fechado.

Que está na chaminé?

O Barnabé a saltar só com um pé.

Que está na lua?

Uma espada nua.

Que está na horta?

Uma vara torta.

Que está no ninho?

Um pintainho amarelinho.

Deixa-o morno, dá-lhe carinho e miminho.



Os alunos que ficaram na sala do 2º A, participaram no reconto de uma história que a mãe de um aluno dessa turma foi contar.



Reconto da história «A lesma constipada»



A história "A lesma constipada", fala-nos de uma lesma que estava sempre a espirrar.



Tentou fazer de tudo para se curar, mas nada resultou, continuava a espirrar.



Decidiu então comprar um abrigo e foi até ao jardim Japonês onde vivia o mestre caracol – mestre do atrelado. Aí tentou comprar um atrelado, mas teve uma discussão com o mestre Caracol e resolveu ir comprar à senhora tartaruga.



A tartaruga vendeu-lhe um gigantesco atrelado em promoção, com ar condicionado, televisão por cabo e microondas de oferta. Mas como o atrelado era enorme a lesma não o conseguiu mexer e de ter feito tanto esforço, desmaiou. Foi levada ao médico que lhe disse que era alérgica às alfaces. Receitou-lhe uma dieta rica em folhas verdes de couves tenrinhas.



Como não conseguiu levar o atrelado, resolveu alugá-la para casamentos e baptizados.E será que a constipação passou? Isso não sabemos, mas pelo menos haverá mais um local para casamentos e baptizados por aí…



No dia 5 de Março tivemos a actividade de palco e nós apresentamos um texto que construímos no 1º ano de escolaridade e que nunca tivemos oportunidade de apresentar aos nossos colegas cá da escola e que deixamos neste link para recoradarem



Aproveitamos para agradecer a todos os professores que nos acolheram nesta semana.
Um muito obrigado, nosso e da nossa professoa, às Professoras Emília e Carla que nos ensaiaram para que pudessemos participar na actividade de palco.

Sem comentários: