sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pesquisa sobre Lombrigas



No âmbito de um texto explorado na sala de aula surgiu a curiosidade sobre a origem da lombriga ou como lhe chama a autora do texto, Bicha-solitária.
O João trouxe para a sala o livro "Combas, a história de uma lombriga", este livro conta a história de uma lombriga que vivia sozinha até que um dia por descuído de uma menino consegue chegar e constituir familia nos seus intestinos.
Ao fim de algum já haviam familiares da Combas no organismo do irmão da menina.
A menina começou então a sentir muitas dores de barriga e a mãe levou-a ao médico. O médicou medicou a a menina, bem como, todos os membros da familia para parar a propagação de mais descendentes da Combas.
Após isto realizamos uma pesquisa e fica aqui para vocês o resumo do que nós aprendemos.

A lombriga ou ténia ou ainda bicha-solitária passa para o nosso organismo através da ingestão de carne de boi ou de porco mal cozida, e verduras mal lavadas ou higiéne inadequada que contêm as larvas.

Quando os homem ingere os ovos da ténia solium adquire a cisticercose.

O tempo para o aparecimento da cisticercose humana varia de 15 dias a anos após a infecção. Para a teníase, cerca de três meses após a ingestão da larva, o parasita adulto já pode ser encontrado no intestino delgado humano.

Sem comentários: