quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Borracha Cansada

Era uma vez uma borracha que quase deixou, por assim dizer, de apagar. Ela que dantes apagava tão bem!

Risco de lápis, risco de tinta, nada lhe escapava. E agora aquele cansaço, sem quê nem porquê. De que seria? A borracha foi ao médico.

Na sala de espera do consultório, estava também um lápis com soluços, que só desenhava linhas tracejadas. Veio depois, de maca, uma régua, que tinha perdido os centímetros e, também muito combalida, uma caixa de lápis de cor, descorados.

Quando o médico, depois de muito se ter feito esperar, finalmente chegou, quem primeiro atendeu foi o rancho de lápis de cor, porque já tinham consulta marcada, há que tempos.

Receitou-lhes vitaminas e ares de praia. Veriam que voltavam a ganhar cores, como dantes. E que fizessem exercício e que pintassem, primeiro um pouco e leve e depois com mais força. Era muito despachado este médico.

À régua sem centímetros deu-lhe de receita o lápis com soluços. Estavam um para o outro. O lápis com soluços de certeza que iria avivar os centímetros da régua e ela, por sua vez, lhe ensinaria a desenhar direito.

Sobrava a borracha que já apagava pouco.
- Mas a senhora apagou imenso, ao que sei – disse-lhe o médico. – Uma ida inteira a apagar, esgota qualquer um.
- Não aprendi a fazer outra coisa… – respondeu-lhe muito queixosa a borracha.
- Pois agora descanse, porque está com um esgotamento. Precisa de férias – recomendou-lhe o médico. – A senhora está num risco muito grande.
- Risco grande? – exclamou a borracha. – O que era isso, dantes, para mim…
- Resguarde-se. É um aviso. Senão, apaga-se de vez.
Que horror! Para que tal não aconteça a borracha repousa agora na minha secretária, a ver passar os riscos que eu vou traçando no papel. E, para não perder o treino, lá lhe consinto que apague um pontinho aqui, um pontinho ali, por desfastio. Vão ver que, qualquer dia, já está boa, outra vez.

António Torrado, Da Rua do Contador para a Rua do Ouvidor

Depois de lermos esta história retirada do livro "Da Rua do Contador para a Rua do Ouvidor", escrevemos um texto dramático da mesma.

TÍTULO: A Borracha Cansada

Personagens:
- A borracha
- O lápis com soluços
- A régua que tinha perdido os centímetros
- A caixa de lápis de cor descorados
- O médico

Cena 1

Cenário 1: Consultório médico com várias cadeiras (sala de espera, onde estão sentadas as personagens (borracha, lápis, régua e caixa de lápis).

Borracha: Meu Deus, nunca mais chega o médico! Ai, não aguento este cansaço que já não me deixa apagar quase nada.

Lápis com soluços: (soluçando) A senhora tem razão, o médico está muito atrasado. E estes soluços deixam-me de rastos.

Régua: Estes médicos hoje em dia atrasam-se sempre.
Que chatice! (chorando) Os meus centímetros desapareceram, e agora como vou eu medir?

Caixa de lápis de cor descorados: Vá lá, animem-se! Todos nós temos problemas na vida. Então eu que já marquei consulta há que tempo...
Os meus desenhos que antes eram coloridos, hoje são descorados... (mostra uma expressão triste)

Médico: (entrando no consultório muito apressado) Bom dia meus senhores e minhas senhoras! Desculpem o atraso mas este trânsito está caótico.

Cena 2

Cenário 2 - sala de consultas com uma secretária, trés cadeiras, uma maca e uma balança.

Médico:(à porta do consultório) S.Caixa de Lápis, pode entrar.
(senta-se á secretária)Por favor sente-se.Então o que se passa com a senhora.

Caixa de Lápis: Ai senhor doutor. Ando desesperada, porque perdi as minhas cores tão belas e os meus desenhos agora são descorados.

Médico: Ora isso é fácil de resolver.Tome estas vitaminas e apanhe muitos ares de praia.Faça exercícios e vá pintando, primeiro um pouco e leve e depois com mais força.(despachando a paciente) Aqui tem a sua receita.
Desejo as suas melhoras (despede-se da paciente com um aperto de mão à porta do consultório).
O paciente seguinte por favor.


Régua: Bom dia, dá liçenca Sr.Doutor.

Médico: Pode entrar D.Régua .De que se queixa a senhora?

Régua: Doutor eu antes media tudo muito bem, mas agora perdi os centímetros!

Médico: Parece-me um caso preocupante e difícil de resolver. Por favor aguarde um pouco na sala de espera, para que eu estude a solução para o seu problema.
(acompanha a régua á porta do consultório).

Médico: Sr. Lápis, por favor entre e sente-se.
O que o trás aqui hoje?

Lápis: (Soluçando) Veja Lá Sr. Doutor que eu não consigo parar de soluçar e só faço linhas tracejadas.

Médico: Já tenho a solução para o seu problema!(Levanta-se e dirige-se à sala de espera) Penso que encontrei a solução para a sua doença, D.ª Régua!

Régua: Ainda bem que encontrou a solução. Diga lá então qual é? (senta-se ao lado do Sr. Lápis).

Médico: O Sr. Lápis é a solução para si e a Sr.ª Régua é a solução para o Sr. Lápis.
(Os dois ficam espantados e curiosos, olham um para o outro).

Lápis: Pode explicar-nos melhor a sua solução?

Médico: É claro que sim. Os soluços do Sr. Lápis irão avivar os centímetros da D.ª Régua. E a D.ª irá ensinar o Sr. Lápis a desenhar direito.

(Demonstram muita felicidade a Régua e o Lápis).

Lápis e Régua: Muito obrigado, Sr. Doutor! (despedem-se do médico e saem abraçados)

Médico: Pode entrar Sra. Borracha. (enquanto a borracha entra e se senta)Então o que se passa consigo?

Borracha: Sinto-me gasta e já não consigo apagar como antes apagava.

Médico: Mas a senhora apagou imenso ao que sei. Uma vida inteira a apagar esgota qualquer um.

Borracha: Não aprendi a fazer outra coisa.

Médico: Pois agora descanse, pois está com um esgotamento.
A senhora precisa de férias. Está num risco muito grande.

Borracha: Risco grande! O que era isso dantes para mim.

Médico: Resguarde-se. É um aviso senão apaga-se de vez.

(A borracha dirige-se ao público.)

Borracha: Que triste vida a minha! Lá terei eu de repousar na minha secretária enquanto vejo os riscos traçados no papel. E para não perder o jeito lá vou eu apagando pontinho aqui, pontinho ali até ficar boa.

Sem comentários: