sexta-feira, 28 de maio de 2010

No âmbito do PNL as turmas do 3º ano de escolaridade leram e exploraram a história "Os primos e a Bruxa Cartuxa".
Nesse âmbito, mais uma vez as três turmas juntaram-se e elaboraram a continuação desta história tendo o resultado sido este:

Após conheceram finalmente a fada, esta propôs um passeio emocionante e acrobático de vassouras.

Voando às voltas, reviravoltas e rodopios, uma das vassouras desequilibrou-se e prontamente tiveram que aterrar de emergência.

Ora, qual não foi o seu espanto, quando repararam que se encontravam numa ilha, uma ilha completamente diferente das demais.

Esta ilha estava rodeada toda ela por uma magia deslumbrante.

O Gonçalo reparou numa bela e brilhante cascata e depressa saltou para dentro das suas águas cristalinas.

Seguiram-no as restantes meninas. Entre banhos, brincadeiras e salpicos, a Matilde pisou em algo e mergulhando para ver o que seria, encontrou um azulejo. Ao apanha-lo, foram imediatamente sugados para dentro de um túnel.

Eles, quando caíram sentiram muito medo. O túnel estava escuro e o piso era muito escorregadio e húmido.

De repente, ouviram ecos de passos pesados compassados e misturados com o esvoaçar de alguns seres que com eles chocavam.

A bruxa Cartuxa e a fada Atarantada deram as mãos e do chapéu da bruxa saiu uma lanterna que iluminou o lugar onde estavam.

Todos verificaram que os seres que esvoaçavam, chocando com eles, eram pequenos morcegos. Porém, não descobriram quem era o dono daqueles passos ensurdecedores.

Subitamente a Bruxa Cartuxa levantou a lanterna e foi surpreendida por um ser gigantesco, monstruoso, horripilante e muito estranho. Tratava-se de um cão com três cabeças que rugia e salivava para eles com tremenda ferocidade.


O cão de três cabeças, salivando, queria saborear os quatros amiguinhos.

A Bruxa Cartuxa perante a situação pegou no seu chapéu preto e pontiagudo e disse com as palavras mágicas: Xipantulá Xinpantulim, saca trapaça, do cabo do trampolim!

Quando se ouviu a palavra “trampolim” o ser gigantesco e horripilante transformou-se num ser vivo minúsculo e acastanhado, mais vulgarmente conhecido por “pulga”.

Ao ver que o cão de três cabeças se tinha transformado numa pulga, a fada Atarantada ficou ainda mais atarantada e sem querer disse: Xipantulá Xinpantulim, saca trapaça, leva-me para o fim do túnel.

Dito isto, a Bruxa Cartuxa, a fada Atarantada e os primos saltaram para cima das vassouras e começaram a voar em direcção a quinta onde organizaram uma festa para celebrar o seu regresso a casa, sãos e salvos.

A Visita de Estudo ao Oceanário

No âmbito do PNA, no dia 26 de Maio de 2010, nós e todos os outros alunos do terceiro ano de escolaridadade, fizemos uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa.

Quando chegámos fomos lanchar e depois as professoras compraram os bilhetes para podermos entrar.




Depois de entrarmos, vimos um aquário enorme onde observámos várias espécies de peixes, plantas aquáticas, a lontra Amália, pinguins, entre outros.


A professoras disseram-nos os nomes de alguns peixes que vizualizámos.

Assim, conhecemos o peixe-lua; o tubarão touro, o tubarão tigre, o peixe palhaço, o peixe romano, a barracuda, o peixe gato, o peixe ratão, as raias, as mantas, os atuns, o budião limpador, o peixe luminoso, etc. Também vimos a lontra Amália, que estava muito triste e sozinha porque o seu namorado Eusébio morreu há uns dias, e os pinguins que pareciam todos iguais mas os seus tratadores sabem os nomes de todos eles e distinguem-nos sem dificuldade.

Ficámos a saber que os peixes não se comem uns aos outros porque porque são alimentados nas proporções correctas e adequadas a cada espécie.

Aprendemos também que os peixes mais coloridos e mais bonitos são aqueles que vivem em águas mais quentes, onde também crescem lindos e majestosos corais.

No final da visita de estudo visitámos a casa do Vasco, que é a mascote do Oceanário. Lá o Vasco dá conselhos às crianças e aos adultos, sobre os diferentes modos de protegermos a natureza e o planeta, de um modo interactivo.
Esta visita foi muito interessante e todos nós gostámos muito, por tudo aquilo que aprendemos e por tudo aquilo que vimos. Para quem nunca visitou o Oceanário deixamos a sugestão de um visitar e para quem já o visitou, vale sempre a pena visitar de novo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010



"No âmbito do projecto SeguraNet, desenvolvido pela equipa RTE/PTE, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), acaba de lançar um conjunto de jogos interactivos dirigidos aos alunos do 1º e do 2º Ciclos. Esta aplicação, em flash, é composta por uma multiplicidade de jogos e temas relacionados com a utilização segura do computador e da Internet.
A aplicação está construída de forma a ser explorada tanto em ambiente de sala de aula como em família."


"Por iniciativa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors foram disponibilizados recursos didácticos para o pré-escolar e o primeiro ciclo, sobre Energia e Alterações Climáticas.

O planeta energia é uma ferramenta pedagógica na Internet, para crianças dos 4 aos 7 anos de idade, recorrendo à arte e à interactividade, onde o educador assume um papel central na promoção da sensibilidade e pensamento crítico para os temas da energia e alterações climáticas.

Animação digital, jogos, teatro interactivo e um conjunto de ferramentas para os educadores, permitindo a partilha de recursos didácticos e de arte infantil, animando um Universo onde uma Planetinha ensina aos mais pequenos a tornar o planeta Terra no planeta Energia."

sexta-feira, 14 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

No dia da mãe ouvimos algumas histórias: "A mãe e eu", "A minha mãe", "Porque grita a minha mãe" e "A minha mãe é a melhor do mundo".
Foi com base nestas histórias que escrevemos este poema que dedicamos às nossas mãe e a todas as que existem no mundo.


A minha mãe é...

... o braço que me abraça.
... a mota que me leva a todo lado.
... o ombro onde choro quando estou triste.
... um coração grande cheio de amor por mim.
... um anjo que me guia e me aconchia quando tenho tenho pesadelos.
... a desculpa que nos perdoa sempre que nos portamos mal.
... o ninho que me aquece.
... o colo que me leva ao hospital sempre que eu estou doende.
... a felicidade que eu preciso.
... e o orgulho para mim.
... o palhaço que eu fas rir quando estou triste.
... a cabeleira que me faz as tranças antes de ir para a escola.
... um orgulho para mim
... a força que não me deixa sozinho.
... a luz que se acende quando tenho medo do escuro.
... a minha história preferida que oiço antes de dormir
... a fada que adivinha sempre o que eu gostaria de receber no meu dia de anos e no Natal.
... a gargalhada que acha piada a todas as piadas que conto quando chego da escola.
... saudade que está sempre à minha espera.
... a canção que nos adormece quando não consigo dormir.
... a professora que ajuda a fazer os trabalhos da escola.


A minha mãe é tudo para mim.