terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palavras Homógrafas

Hoje ouvimos o "Poema às Notas" ,do livro "Abecedário Maluco", da escritora Luísa Ducla Soares.

Poema Às Notas

Sem um euro pedi notas
ontem à noite, aos meus pais.
Deram-me notas e notas,
mas só notas musicais.

Mandaram-me tirar notas
e ter atenção na aula.
Fui preso por roubar notas
da minha colega Paula.

Hoje vou receber nota
do ponto de português.
Com ela vou jantar fora
ao restaurante chinês....

Concluímos que a autora, para escrever este poema "brincou" com os diferentes significados da palavra nota.

Assim, a partir deste poema e a partir do texto "Uma história mágica" do nosso manual de Lingua Portuguesa, descobrimos as palavras homógrafas.

Consultamos o dicionário e...

Palavras homógrafas são palavras que apresentam a mesma grafia, têm pronúncia igual ou diferente e significados diferentes.

A palavra nota pode significar:

- nota musical

- nota da ficha de avaliação

- nota euro (dinheiro)

- apontamento

Observámos também o caso das palavras:

. número e numero

. público e publico

. mágica e magica

Sugerimos nós agora palavras:

João: "A pata tem duas patas."

Vitor: "Eu canto no canto da sala:"

Rafael: "Eu ouvi o ruído, quando o queijo foi roído pelo rato."

Raquel: "Eu asso a carne no meu grelhador de aço."

"Eu fui colher romãs e comi-as com a colher."

Catarina: "Eu rio quando navego no rio."

"No Carnaval toda a gente se mascára e eu também levo a minha linda máscara."

Érica: "Eu vou colher maçãs, e com elas doce vou fazer para com a colher o comer."

Beatriz: "Mas que bela máscara! Quem te mascara?"

Ana: "Eu segredo ao ouvido da minha amiga um segredo."

Diogo: "Eu brinco no parque e encontro um brinco."

Fernanda: "Eu sinto o meu cinto das calças apertado."

Ruben: "Eu fui levantar dineiro ao banco e lá sentei-me no num banco."

Tiago: "Eu pinto de amarelo um pinto do Sr Pinto, que vai nascer no galinheiro ."





Clica na imagem, descobre e pratica.

Sem comentários: